LINHA DO
TEMPO CBC
1926
Constabile e Gianicola Matarazzo, dois imigrantes italianos, resolveram fabricar suas próprias munições de caça e tiro ao invés de importá-las. Assim surgiu a “Fábrica Nacional de Cartuchos e Munições – FNCM”, localizada na rua João Teodoro, no bairro do Brás em São Paulo.
A CBC tem sua primeira experiência no âmbito militar, a Revolução Constitucionalista. A FNCM foi mobilizada pelo Comando Revolucionário, fornecendo munições para suas tropas, fabricando cerca de 30.000 munições calibre 7mm por dia.
1932
1936
O controle acionário passa para a Remington Arms (estadunidense) e IC Imperial Chemical Industries (inglesa), havendo a mudança da razão social para Companhia Brasileira de Cartuchos. Nesta época, a CBC estava sediada em Utinga, município de Santo André, estado de São Paulo.
Com a chegada de novos equipamentos vindos dos EUA, a CBC teve sua produção de 7mm ampliada de 30.000 para 100.000 unidades diárias.
1938
1939
Inicia-se a 2ª Guerra Mundial. Mobilizada para esforço de guerra, toda a produção CBC é destinada para as Forças Armadas Brasileiras.
A CBC adquiriu uma gleba de 1.888.564 m² no município de Ribeirão Pires – estado de São Paulo, onde instala seu campo de provas.
1942
1953
Inicia-se a fabricação de cartucho de Fogo Circular calibre .22 LR, com a quantidade de 2,5 milhões de cartuchos/ano. (Fogo Circular: quando a Mistura Iniciadora está contida na circunferência interna da base do cartucho, constituindo um verdadeiro anel).
A produção de cartuchos .22 LR atinge 23 milhões/ano.
1957
1960
Já tradicional produtora de diversos cartuchos, a CBC começa a fabricar armas para caça e prática de tiro esportivo.
Iniciam-se as exportações de armas da CBC. As primeiras armas vendidas foram espingardas de um cano para os Estados Unidos da América, cujas exportações atingiram mais de 1,5 milhão de armas.
1966
1969
É inaugurada em Ribeirão Pires-SP, a Fábrica de Mistura Iniciadora, componente das espoletas, à base de Fulminato de Mercúrio, alterada em 1975 para Estifinato de Chumbo e Tetrazeno.
Iniciam-se as exportações de munições militares como o 9mm e o .50, em suas várias versões. Neste mesmo ano, tem início a produção de espoletas carregadas com a nova mistura à base de Estifinato de Chumbo e Tetrazeno, o que proporcionou à CBC fabricar munições com espoletas não corrosivas e não oxidantes.
1975
1976
A CBC comemora 50 anos de história.
Foi iniciada a primeira fase da construção da fábrica de munições no município de Ribeirão Pires – SP.
1978
1979
A CBC foi nacionalizada, sendo 70% do seu controle acionário adquirido por seus diretores, Líbero Cerroti, Leonardo Galassi e Tibério Stein e 30% pela IMBEL, constituindo-se, portanto, em uma empresa 100% nacional.
Fornecido para Marinha o primeiro lote da munição 20x110mm AEIT (alto-explosivo-incendiário-traçante com autodestruição). Também neste ano é lançada uma grande variedade de novos calibres, inclusive munições operacionais com projétil expansivo.
1980
1983
A CBC inicia suas exportações de munições de uso civil para os Estados Unidos.
A CBC completa 60 anos de história.
1986
1987
A produção de munições é transferida para sua 2ª unidade fabril em Ribeirão Pires - SP, liberando o espaço para a ampliação da fábrica de armas em Santo André. Também foi inaugurada oficialmente a fábrica de Pólvora na cidade de Ribeirão Pires, sendo esta uma das mais modernas do mundo, com projeto e desenvolvimento totalmente nacional.
A atual administração assume o controle da empresa. A fábrica de armas é fortalecida com o lançamento de mais um produto, a consagrada espingarda de repetição Pump CBC 12.
1989
1990
A presença global da CBC foi iniciada na década de 90, com a criação de uma empresa de distribuição nos Estados Unidos, em Minneápolis – Minnesota, que atende a todos os estados americanos. No mesmo ano é criada a marca Magtech, para seus produtos civis e policiais no mercado internacional.
A CBC renova a identidade visual, com nova logomarca, novas embalagens e lançamento simultâneo de mais de 40 produtos.
1992
1993
A CBC transfere a sua fábrica de armas para Ribeirão Pires – SP, atual matriz CBC, agrupando todo o complexo industrial e administrativo em um só local. A matriz CBC está localizada em um parque industrial de 188 hectares, onde 75% são de Mata Atlântica nativa totalmente preservada. Esta unidade consiste no maior complexo industrial do hemisfério sul voltado à fabricação de munições, abrigando também as fábricas de pólvora e mistura iniciadora, além da administração geral.
Inaugurada a nova fábrica de munições de Fogo Central para Pistolas e Revólveres, a mais moderna do mundo. Neste mesmo ano é criada uma nova linha de produtos CBC, que leva o nome de CBC Fishing, voltada ao mercado de Pesca e Camping. A linha CBC Fishing foi comercializada até o ano de 1999.
1995
1996
A CBC comemora 70 anos de história.
Inauguração da unidade fabril do Rio Grande do Sul. A planta da cidade de Montenegro, atualmente abriga as fábricas de Armas Longas, Carabinas de Pressão, Cartuchos de Caça e de Competição, complementando a linha de Munições Civis, Policiais e Militares CBC.
1998
1999
Inauguração da fábrica de Coletes Balísticos CBC em Ribeirão Pires – SP, posteriormente transferida para a unidade CBC do Rio Grande do Sul, que ficou em operação até 2021.
A CBC conquista o Certificado de Qualidade Internacional ISO 9001.
2000
2003
Em 2003, com a implantação do centro de distribuição em Hamburgo – Alemanha, localizado estrategicamente na zona portuária da cidade, a empresa se fortalece na distribuição de munição civil e policial para países do continente europeu e asiático.
É realizado Referendo Popular sobre o comércio legal de armas no Brasil. Vitória do “Não” à proibição, com 60 milhões de votos.
2005
2005
A CBC volta a fabricar carabinas de pressão, com o lançamento das Carabinas Montenegro cal. 4,5mm.
A CBC comemora 80 anos de história e lança no mercado as carabinas de pressão no calibre 5,5mm.
2006
2006
A munição 7,62x51 mm Ball e Traçante CBC é homologada pelo Exército dos Estados Unidos, que passa a adquirir o produto CBC para utilização por suas tropas.
A CBC adquire a empresa alemã MEN, tradicional fabricante de munições militares e policiais, com grande interação com o mercado europeu. É realizada a aprovação da munição 7,62x51 mm Ball CBC pelo Centro de Testes Europeu da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, o que significa que a munição pode ser utilizada em qualquer armamento previsto por esta renomada organização. As normas da OTAN contemplam rigorosos testes de desempenho e qualidade de munições.
2007
2007
Início das atividades da CBC Distribuidora, localizada na Rodovia Anhanguera em São Paulo. A singular operação da distribuidora como uma extensão da CBC, permite a mobilização segura de sistemas e recursos adequados, traduzindo-se em uma gestão eficiente de logística e de atendimento das necessidades do mercado.
Aquisição da Sellier & Bellot, localizada na República Tcheca. Fundada em 1825, a S&B é uma tradicional e importante fabricante de munições, com marca reconhecida e respeitada mundialmente. Outra conquista é a aprovação da munição 9 mm Parabellum CBC pelo Centro de Testes Europeu da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, o que significa que a munição pode ser utilizada em qualquer armamento previsto por esta renomada organização. As normas OTAN contemplam rigorosos testes de desempenho e qualidade de munições.
2009
2009
É realizada a Campanha Nacional do Recadastramento de Armas, realizada pela Aniam - Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições com apoio da CBC, que viabilizou o recadastramento de mais de 4 milhões de armas de fogo em todo país.
Lançamento mundial das Carabinas Nitro CBC, um novo marco em carabinas de pressão. Neste mesmo ano, a CBC realiza um contrato de locação e concessão com a empresa Amadeo Rossi S/A, localizada em São Leopoldo – RS, fabricante de iniciadores, passando a produzir e comercializar estes produtos.
2010
2012
A CBC lança no mercado a Carabina Nitro-Six, a primeira do mercado em calibre 6mm.
A CBC torna-se uma EED - Empresa Estratégica de Defesa, atendendo aos preceitos da Estratégia Nacional de Defesa, do Governo Federal e consolidando seu posicionamento como arsenal nacional, com permanente capacidade de mobilização a serviço das Forças Armadas brasileiras. É concluído o desenvolvimento da munição 30x173mm, o maior calibre produzido pela CBC, para a VBTP - Viatura “Guarani” do Exército Brasileiro.
2014
2014
Com foco em alta qualidade e produtividade da empresa, é lançado o programa de Manufatura de Classe Mundial (MCM) na CBC, reunindo conceitos, políticas e técnicas, alinhados ao sistema Lean na fabricação de munições, no qual a CBC é pioneira no segmento.
CBC assume o controle acionário da Taurus, um dos maiores produtores de pistolas e revólveres do mundo.
2015
2016
CBC completa 90 anos de história e avança como um dos principais fabricantes mundiais de munição. Referência global de excelência e sucesso, a CBC é líder mundial em munições para armas portáteis e um dos maiores fornecedores de munições de pequeno calibre para as forças da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Em 2017, após o advento da nova política industrial “Make in India”, a CBC seleciona a empresa Stumpp Schuele & Somappa Springs (SSS Springs), maior fabricante indiano de molas automotivas e industriais, como seu parceiro estratégico para aquele mercado. Em novembro deste mesmo ano, assina um Memorando de Entendimentos para o estabelecimento da futura joint-venture, condição precedente à obtenção das licenças para produção de munição pela empresa local, prevista para o ano de 2023.
2017
2017
A Pump Military 3.0 CBC foi a primeira espingarda calibre 12 homologada pelo Exército Brasileiro como MEM - Material de Emprego Militar. A certificação MEM é composta por vários critérios e etapas de avaliação, abrangendo rigorosos testes de desempenho e de resistência em condições extremas, previstos em Portarias do Exército Brasileiro. Esta expressiva conquista atesta que o armamento CBC atende plenamente às exigências para emprego nos diversos cenários e ambientes operacionais das complexas operações e missões militares.
É criado o CBC Trust, Programa de Integridade em Compliance, refletindo o compromisso CBC de conduzir seus negócios com ética, integridade e transparência, tendo como princípio o atendimento às leis e regulamentos vigentes. O programa contempla as diretrizes adotadas pela CBC que têm por objetivo prevenir, detectar e responder condutas que contrariem quesitos legais e padrões éticos e abrange seus colaboradores, terceiros, representantes e parceiros.
2017
2018
Ano de inauguração da linha nova de munições CBC no calibre 9mm e da nova fábrica de munição .50, na unidade de Ribeirão Pires – SP.
Parcerias Internacionais - Início da estratégia de importação regular de produtos para complemento de portfólio e ampliação da oferta de opções ao consumidor brasileiro. As importações abrangem, além de produtos da Sellier & Bellot, empresa do Grupo CBC, munições americanas em vários calibres e configurações de projétil. Englobam também a linha especial de munições Eley by CBC, fruto da importante parceria entre estas empresas. De alta precisão, os Cartuchos .22 Eley são os mais precisos do mundo neste calibre, sendo globalmente utilizados por atiradores desportivos em treinamentos e competições de alto rendimento. Em armas longas importadas, destacam-se os modelos da Armsan, Khan e ATA by CBC, fruto da parceria da CBC com um dos maiores e mais tradicionais grupos fabricantes de armas da Turquia, um novo polo mundial do setor. Nestas armas, todas as etapas de desenvolvimento e produção foram acompanhadas pela CBC, disponibilizando-se ao mercado brasileiro produtos de altíssima qualidade, com todo o suporte de pós-vendas de uma empresa brasileira.
2019
2020
A CBC prossegue em sua estratégia de oferecer uma linha cada vez mais diversificada de acessórios e passa a operar em Marketplace, uma tendência de mercado que possibilita às empresas disponibilizar aos seus consumidores um maior leque de produtos correlacionados ao seu negócio. Assim, o Marketplace CBC é lançado dentro do Portal de vendas da empresa.
É inaugurada uma nova fábrica exclusiva para o calibre .22LR na unidade de Ribeirão Pires (SP), que reúne o que há de mais moderno em processos produtivos para a fabricação do calibre .22. Da produção dos estojos ao carregamento das munições, sob o rigoroso controle de qualidade CBC, todas as etapas foram cuidadosamente desenvolvidas para assegurar Qualidade e Segurança, com desempenho em padrão internacional.
2020
2020
CBC firma Joint Venture com a empresa Indiana SSS Springs.
A CBC adquire a FRITZ WERNER e a NEW LACHAUSSÉE, renomadas empresas fabricantes de maquinários de munições, que passam a fazer parte do Grupo e reforçam a área de engenharia de máquinas e tecnologia CBC, localizada em Ribeirão Pires – SP, que abrange projetos de desenvolvimento e fabricação própria de maquinários, automatizações para equipamentos e sistemas de controle de qualidade. A FRITZ WERNER, fundada em 1896, localizada em Berlim (Alemanha), é líder mundial em tecnologia para fabricação de munições e está presente em mais de 60 países. Já a empresa NEW LACHAUSSÉE, fundada em 1830, está localizada em Herstal (Liège, Bélgica) e desenvolve maquinários para produção de munições, espoletas e detonadores, com produtos e serviços exportados para vários países.
2020
2020
Lançamento do Rifle 8122, Série Comemorativa alusiva aos 100 anos da 1ª Medalha de Ouro Olímpica Brasileira, conquistada em 1920 por Guilherme Paraense, nas Olimpíadas da Antuérpia, em modalidade de tiro esportivo.
A CBC comemora 95 anos de história e renova sua identidade visual com nova logomarca, agregando elementos que reforçam o seu compromisso e essência. A nova marca também apresenta o posicionamento de líder mundial em munições, que é como é reconhecida no mundo – uma respeitada empresa global, líder em seu segmento. Além da nova tipografia, o logo se apresenta em uma nova cor proprietária: o verde, cor que representa o Brasil.
2021
2021
A CBC recebe a certificação de “Empresa Ética”, concedida pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) em conjunto com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).
A CBC, em conjunto com a Taurus Armas, inaugura a flagship store AMTT – Armas Munições Tiro e Treinamento, em Brasília (DF). O estabelecimento foi projetado com o propósito de ser um ambiente integrado onde os clientes encontram tudo o que necessitam para a defesa, esporte do tiro e lazer. A loja conceito tem como objetivo principal ser a referência para o Programa de Franquias TAURUS CBC, com lançamento no mercado a partir de 2022.
2021
2021
CBC contrata para realizar a homologação de seus produtos, a empresa T&A Brasil, um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado no Inmetro e designado pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro. No mesmo ano, a CBC firma contrato com laboratório independente Techss, para realização de ensaios técnicos de munições e armas portáteis. As medidas objetivam trazer agilidade aos processos de desenvolvimento e de lançamento de produtos da companhia no mercado brasileiro.
Ampliação da CBC Brasil Distribuidora, localizada na Rodovia Anhanguera – SP. A reestruturação abrangeu a duplicação da estrutura física de armazenagem, novos equipamentos e processos, em busca da excelência no atendimento e melhoria contínua dos serviços CBC de distribuição.
2021
2021
A CBC, em parceria com a Taurus, lança o Programa de Relacionamento com o Lojista (PRLO) com o objetivo de reconhecer e valorizar seus importantes parceiros comerciais, promovendo uma rede de distribuição qualificada, com foco na satisfação, conveniência e na experiência dos consumidores.
São lançadas as séries especiais da PUMP Military 3.0 e Carabina PUMA em comemoração aos 95 anos da CBC, versões com exclusiva pintura e trabalho artesanal que remetem à bandeira nacional.
2021
2021
CBC inaugura um novo escritório administrativo dentro da sede da empresa em Ribeirão Pires- SP, com modernos e amplos espaços de trabalho para os colaboradores, acompanhando a expansão da marca no mercado nacional e mundial.
Com o objetivo de fomentar o esporte do tiro no Brasil, o treinamento de atletas e participações em competições oficiais nacionais e internacionais, por meio de incentivos diretos da indústria, a CBC em conjunto com as principais confederações brasileiras e entidades de tiro, lançam o programa de treinamento Pro Training Sport CBC.
2022
2022
Neste ano, o programa MCM (Manufatura de Classe Mundial) da CBC torna-se e-MCM, agregando-se a este sistema de gestão novas tecnologias digitais, que objetivam a otimização da Qualidade, Manutenção e Produtividade da empresa.
Com 140 armas longas no portfólio atual e mais de 30 lançamentos previstos para este ano, a CBC consolida sua posição como tradicional e importante fabricante de armas longas, oferendo uma extensa gama destes produtos ao mercado.
2022
2022
A unidade de Montenegro – RS é ampliada e modernizada. A nova estrutura conta com equipado laboratório balístico com linhas de tiro e a expansão da fábrica de armas, com novos maquinários de produção e equipamentos de controle de qualidade desenvolvidos com tecnologia de ponta. O investimento visa atender à crescente demanda de armas longas e à estratégia CBC de intenso desenvolvimento e lançamentos destes produtos.
A CBC inaugura novas linhas de produção em sua unidade industrial de Ribeirão Pires - SP. A nova estrutura aumenta a produção de munições para armas curtas nos calibres 9 mm, .380 Auto, .40 S&W e 10 mm. Com o novo empreendimento, a CBC reforça sua posição de líder mundial em munições, sendo atualmente uma das maiores fabricantes do mundo de calibres de armas curtas em geral. A CBC, que conta também em sua estrutura com a fábrica de iniciadores, de propelentes, engenharia de máquinas e de tecnologia e laboratórios de controle de qualidade e balística, consiste no maior complexo industrial integrado de fabricação de munições do mundo.
2022
2023
A unidade da CBC em Montenegro/RS completa 25 anos. Inaugurada em 1998, a empresa consolida sua posição como uma das principais e mais tradicionais fabricantes de armas longas do mundo, com um completo portfólio na fabricação de espingardas, rifles e carabinas de pressão. Também produz cartuchos de caça e de competição.
A CBC realiza a primeira edição do Campeonato Nacional .22LR, visando contribuir com o setor para a promoção do Esporte do Tiro e fortalecimento de diversos clubes e lojas pelo país. De caráter inclusivo a todos os níveis de atletas, tornou-se um dos maiores campeonatos do Brasil, com a adesão de mais de 500 clubes/lojas, e participação de 20 mil atletas.
2023
2023
É lançado o CBC Connect, iniciativa que conecta consumidores, clubes e lojas do segmento, com duas frentes de atuação dentro do programa. A primeira, consiste em encontros regionais, promovendo debates e a troca de experiências em prol do segmento, passando por todas as capitais do país. A segunda, consiste em eventos realizados em parceria entre clubes e lojas, para promoção de produtos CBC em campeonatos de tiro, com condições exclusivas para os consumidores presentes.
O Grupo CBC adquire a SinterFire, empresa estadunidense localizada em Kersey - Pensilvânia, que passa a fazer parte de CBC Global Ammunition. Fundada em 1998 e em constante inovação, a SinterFire produz os projéteis frangíveis mais utilizados no mundo, fabricados com uma composição exclusiva de cobre e estanho e um processo de tratamento térmico desenvolvido pela própria empresa. Os projéteis frangíveis desintegram-se em pequenas partículas após o impacto com superfícies rígidas, reduzindo, assim, a possibilidade de ricochete.
2023
2023
A CBC conquista a certificação ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, que confirma sua adesão a padrões mundiais para evitar a prática de subornos. Este é um marco significativo na trajetória da CBC que, agora, integra um grupo seleto de empresas certificadas no Brasil e pelo mundo. Ciente da exigência e expectativa do mercado e da sociedade, e suportada pelos seus rígidos controles, a CBC ampliou o escopo da certificação, indo além dos controles Antissuborno, abrangendo também o combate ao Tráfico de Armas e Munições. Esta importante certificação é uma validação do compromisso da empresa em construir e manter relações sólidas, transparentes e confiáveis, tanto internamente quanto com seus parceiros de negócios.
1926
Constabile e Gianicola Matarazzo, dois imigrantes italianos, resolveram fabricar suas próprias munições de caça e tiro ao invés de importá-las. Assim surgiu a “Fábrica Nacional de Cartuchos e Munições – FNCM”, localizada na rua João Teodoro, no bairro do Brás em São Paulo.
1932
A CBC tem sua primeira experiência no âmbito militar, a Revolução Constitucionalista. A FNCM foi mobilizada pelo Comando Revolucionário, fornecendo munições para suas tropas, fabricando cerca de 30.000 munições calibre 7mm por dia.
1936
O controle acionário passa para a Remington Arms (estadunidense) e IC Imperial Chemical Industries (inglesa), havendo a mudança da razão social para Companhia Brasileira de Cartuchos. Nesta época, a CBC estava sediada em Utinga, município de Santo André, estado de São Paulo.
1938
Com a chegada de novos equipamentos vindos dos EUA, a CBC teve sua produção de 7mm ampliada de 30.000 para 100.000 unidades diárias.
1939
Inicia-se a 2ª Guerra Mundial. Mobilizada para esforço de guerra, toda a produção CBC é destinada para as Forças Armadas Brasileiras.
1942
A CBC adquiriu uma gleba de 1.888.564 m² no município de Ribeirão Pires – estado de São Paulo, onde instala seu campo de provas.
1953
Inicia-se a fabricação de cartucho de Fogo Circular calibre .22 LR, com a quantidade de 2,5 milhões de cartuchos/ano. (Fogo Circular: quando a Mistura Iniciadora está contida na circunferência interna da base do cartucho, constituindo um verdadeiro anel).
1957
A produção de cartuchos .22 LR atinge 23 milhões/ano.
1960
Já tradicional produtora de diversos cartuchos, a CBC começa a fabricar armas para caça e prática de tiro esportivo.
1966
Iniciam-se as exportações de armas da CBC. As primeiras armas vendidas foram espingardas de um cano para os Estados Unidos da América, cujas exportações atingiram mais de 1,5 milhão de armas.
1969
É inaugurada em Ribeirão Pires-SP, a Fábrica de Mistura Iniciadora, componente das espoletas, à base de Fulminato de Mercúrio, alterada em 1975 para Estifinato de Chumbo e Tetrazeno.
1975
Iniciam-se as exportações de munições militares como o 9mm e o .50, em suas várias versões. Neste mesmo ano, tem início a produção de espoletas carregadas com a nova mistura à base de Estifinato de Chumbo e Tetrazeno, o que proporcionou à CBC fabricar munições com espoletas não corrosivas e não oxidantes.
1976
A CBC comemora 50 anos de história.
1978
Foi iniciada a primeira fase da construção da fábrica de munições no município de Ribeirão Pires – SP.
1979
A CBC foi nacionalizada, sendo 70% do seu controle acionário adquirido por seus diretores, Líbero Cerroti, Leonardo Galassi e Tibério Stein e 30% pela IMBEL, constituindo-se, portanto, em uma empresa 100% nacional.
1980
Fornecido para Marinha o primeiro lote da munição 20x110mm AEIT (alto-explosivo-incendiário-traçante com autodestruição). Também neste ano é lançada uma grande variedade de novos calibres, inclusive munições operacionais com projétil expansivo.
1983
A CBC inicia suas exportações de munições de uso civil para os Estados Unidos.
1986
A CBC completa 60 anos de história.
1987
A produção de munições é transferida para sua 2ª unidade fabril em Ribeirão Pires - SP, liberando o espaço para a ampliação da fábrica de armas em Santo André. Também foi inaugurada oficialmente a fábrica de Pólvora na cidade de Ribeirão Pires, sendo esta uma das mais modernas do mundo, com projeto e desenvolvimento totalmente nacional.
1989
A atual administração assume o controle da empresa. A fábrica de armas é fortalecida com o lançamento de mais um produto, a consagrada espingarda de repetição Pump CBC 12.
1990
A presença global da CBC foi iniciada na década de 90, com a criação de uma empresa de distribuição nos Estados Unidos, em Minneápolis – Minnesota, que atende a todos os estados americanos. No mesmo ano é criada a marca Magtech, para seus produtos civis e policiais no mercado internacional.
1992
A CBC renova a identidade visual, com nova logomarca, novas embalagens e lançamento simultâneo de mais de 40 produtos.
1993
A CBC transfere a sua fábrica de armas para Ribeirão Pires – SP, atual matriz CBC, agrupando todo o complexo industrial e administrativo em um só local. A matriz CBC está localizada em um parque industrial de 188 hectares, onde 75% são de Mata Atlântica nativa totalmente preservada. Esta unidade consiste no maior complexo industrial do hemisfério sul voltado à fabricação de munições, abrigando também as fábricas de pólvora e mistura iniciadora, além da administração geral.
1995
Inaugurada a nova fábrica de munições de Fogo Central para Pistolas e Revólveres, a mais moderna do mundo. Neste mesmo ano é criada uma nova linha de produtos CBC, que leva o nome de CBC Fishing, voltada ao mercado de Pesca e Camping. A linha CBC Fishing foi comercializada até o ano de 1999.
1996
A CBC comemora 70 anos de história.
1998
Inauguração da unidade fabril do Rio Grande do Sul. A planta da cidade de Montenegro, atualmente abriga as fábricas de Armas Longas, Carabinas de Pressão, Cartuchos de Caça e de Competição, complementando a linha de Munições Civis, Policiais e Militares CBC.
1999
Inauguração da fábrica de Coletes Balísticos CBC em Ribeirão Pires – SP, posteriormente transferida para a unidade CBC do Rio Grande do Sul, que ficou em operação até 2021.
2000
A CBC conquista o Certificado de Qualidade Internacional ISO 9001.
2003
Em 2003, com a implantação do centro de distribuição em Hamburgo – Alemanha, localizado estrategicamente na zona portuária da cidade, a empresa se fortalece na distribuição de munição civil e policial para países do continente europeu e asiático.
2005
É realizado Referendo Popular sobre o comércio legal de armas no Brasil. Vitória do “Não” à proibição, com 60 milhões de votos.
2005
A CBC volta a fabricar carabinas de pressão, com o lançamento das Carabinas Montenegro cal. 4,5mm.
2006
A CBC comemora 80 anos de história e lança no mercado as carabinas de pressão no calibre 5,5mm.
2006
A munição 7,62x51 mm Ball e Traçante CBC é homologada pelo Exército dos Estados Unidos, que passa a adquirir o produto CBC para utilização por suas tropas.
2007
A CBC adquire a empresa alemã MEN, tradicional fabricante de munições militares e policiais, com grande interação com o mercado europeu. É realizada a aprovação da munição 7,62x51 mm Ball CBC pelo Centro de Testes Europeu da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, o que significa que a munição pode ser utilizada em qualquer armamento previsto por esta renomada organização. As normas da OTAN contemplam rigorosos testes de desempenho e qualidade de munições.
2007
Início das atividades da CBC Distribuidora, localizada na Rodovia Anhanguera em São Paulo. A singular operação da distribuidora como uma extensão da CBC, permite a mobilização segura de sistemas e recursos adequados, traduzindo-se em uma gestão eficiente de logística e de atendimento das necessidades do mercado.
2009
Aquisição da Sellier & Bellot, localizada na República Tcheca. Fundada em 1825, a S&B é uma tradicional e importante fabricante de munições, com marca reconhecida e respeitada mundialmente. Outra conquista é a aprovação da munição 9 mm Parabellum CBC pelo Centro de Testes Europeu da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, o que significa que a munição pode ser utilizada em qualquer armamento previsto por esta renomada organização. As normas OTAN contemplam rigorosos testes de desempenho e qualidade de munições.
2009
É realizada a Campanha Nacional do Recadastramento de Armas, realizada pela Aniam - Associação Nacional da Indústria de Armas e Munições com apoio da CBC, que viabilizou o recadastramento de mais de 4 milhões de armas de fogo em todo país.
2010
Lançamento mundial das Carabinas Nitro CBC, um novo marco em carabinas de pressão. Neste mesmo ano, a CBC realiza um contrato de locação e concessão com a empresa Amadeo Rossi S/A, localizada em São Leopoldo – RS, fabricante de iniciadores, passando a produzir e comercializar estes produtos.
2012
A CBC lança no mercado a Carabina Nitro-Six, a primeira do mercado em calibre 6mm.
2014
A CBC torna-se uma EED - Empresa Estratégica de Defesa, atendendo aos preceitos da Estratégia Nacional de Defesa, do Governo Federal e consolidando seu posicionamento como arsenal nacional, com permanente capacidade de mobilização a serviço das Forças Armadas brasileiras. É concluído o desenvolvimento da munição 30x173mm, o maior calibre produzido pela CBC, para a VBTP - Viatura “Guarani” do Exército Brasileiro.
2014
Com foco em alta qualidade e produtividade da empresa, é lançado o programa de Manufatura de Classe Mundial (MCM) na CBC, reunindo conceitos, políticas e técnicas, alinhados ao sistema Lean na fabricação de munições, no qual a CBC é pioneira no segmento.
2015
CBC assume o controle acionário da Taurus, um dos maiores produtores de pistolas e revólveres do mundo.
2016
CBC completa 90 anos de história e avança como um dos principais fabricantes mundiais de munição. Referência global de excelência e sucesso, a CBC é líder mundial em munições para armas portáteis e um dos maiores fornecedores de munições de pequeno calibre para as forças da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte.
2017
Em 2017, após o advento da nova política industrial “Make in India”, a CBC seleciona a empresa Stumpp Schuele & Somappa Springs (SSS Springs), maior fabricante indiano de molas automotivas e industriais, como seu parceiro estratégico para aquele mercado. Em novembro deste mesmo ano, assina um Memorando de Entendimentos para o estabelecimento da futura joint-venture, condição precedente à obtenção das licenças para produção de munição pela empresa local, prevista para o ano de 2023.
2017
A Pump Military 3.0 CBC foi a primeira espingarda calibre 12 homologada pelo Exército Brasileiro como MEM - Material de Emprego Militar. A certificação MEM é composta por vários critérios e etapas de avaliação, abrangendo rigorosos testes de desempenho e de resistência em condições extremas, previstos em Portarias do Exército Brasileiro. Esta expressiva conquista atesta que o armamento CBC atende plenamente às exigências para emprego nos diversos cenários e ambientes operacionais das complexas operações e missões militares.
2017
É criado o CBC Trust, Programa de Integridade em Compliance, refletindo o compromisso CBC de conduzir seus negócios com ética, integridade e transparência, tendo como princípio o atendimento às leis e regulamentos vigentes. O programa contempla as diretrizes adotadas pela CBC que têm por objetivo prevenir, detectar e responder condutas que contrariem quesitos legais e padrões éticos e abrange seus colaboradores, terceiros, representantes e parceiros.
2018
Ano de inauguração da linha nova de munições CBC no calibre 9mm e da nova fábrica de munição .50, na unidade de Ribeirão Pires – SP.
2019
Parcerias Internacionais - Início da estratégia de importação regular de produtos para complemento de portfólio e ampliação da oferta de opções ao consumidor brasileiro. As importações abrangem, além de produtos da Sellier & Bellot, empresa do Grupo CBC, munições americanas em vários calibres e configurações de projétil. Englobam também a linha especial de munições Eley by CBC, fruto da importante parceria entre estas empresas. De alta precisão, os Cartuchos .22 Eley são os mais precisos do mundo neste calibre, sendo globalmente utilizados por atiradores desportivos em treinamentos e competições de alto rendimento. Em armas longas importadas, destacam-se os modelos da Armsan, Khan e ATA by CBC, fruto da parceria da CBC com um dos maiores e mais tradicionais grupos fabricantes de armas da Turquia, um novo polo mundial do setor. Nestas armas, todas as etapas de desenvolvimento e produção foram acompanhadas pela CBC, disponibilizando-se ao mercado brasileiro produtos de altíssima qualidade, com todo o suporte de pós-vendas de uma empresa brasileira.
2020
A CBC prossegue em sua estratégia de oferecer uma linha cada vez mais diversificada de acessórios e passa a operar em Marketplace, uma tendência de mercado que possibilita às empresas disponibilizar aos seus consumidores um maior leque de produtos correlacionados ao seu negócio. Assim, o Marketplace CBC é lançado dentro do Portal de vendas da empresa.
2020
É inaugurada uma nova fábrica exclusiva para o calibre .22LR na unidade de Ribeirão Pires (SP), que reúne o que há de mais moderno em processos produtivos para a fabricação do calibre .22. Da produção dos estojos ao carregamento das munições, sob o rigoroso controle de qualidade CBC, todas as etapas foram cuidadosamente desenvolvidas para assegurar Qualidade e Segurança, com desempenho em padrão internacional.
2020
CBC firma Joint Venture com a empresa Indiana SSS Springs.
2020
A CBC adquire a FRITZ WERNER e a NEW LACHAUSSÉE, renomadas empresas fabricantes de maquinários de munições, que passam a fazer parte do Grupo e reforçam a área de engenharia de máquinas e tecnologia CBC, localizada em Ribeirão Pires – SP, que abrange projetos de desenvolvimento e fabricação própria de maquinários, automatizações para equipamentos e sistemas de controle de qualidade. A FRITZ WERNER, fundada em 1896, localizada em Berlim (Alemanha), é líder mundial em tecnologia para fabricação de munições e está presente em mais de 60 países. Já a empresa NEW LACHAUSSÉE, fundada em 1830, está localizada em Herstal (Liège, Bélgica) e desenvolve maquinários para produção de munições, espoletas e detonadores, com produtos e serviços exportados para vários países.
2020
Lançamento do Rifle 8122, Série Comemorativa alusiva aos 100 anos da 1ª Medalha de Ouro Olímpica Brasileira, conquistada em 1920 por Guilherme Paraense, nas Olimpíadas da Antuérpia, em modalidade de tiro esportivo.
2021
A CBC comemora 95 anos de história e renova sua identidade visual com nova logomarca, agregando elementos que reforçam o seu compromisso e essência. A nova marca também apresenta o posicionamento de líder mundial em munições, que é como é reconhecida no mundo – uma respeitada empresa global, líder em seu segmento. Além da nova tipografia, o logo se apresenta em uma nova cor proprietária: o verde, cor que representa o Brasil.
2021
A CBC recebe a certificação de “Empresa Ética”, concedida pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) em conjunto com a Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES).
2021
A CBC, em conjunto com a Taurus Armas, inaugura a flagship store AMTT – Armas Munições Tiro e Treinamento, em Brasília (DF). O estabelecimento foi projetado com o propósito de ser um ambiente integrado onde os clientes encontram tudo o que necessitam para a defesa, esporte do tiro e lazer. A loja conceito tem como objetivo principal ser a referência para o Programa de Franquias TAURUS CBC, com lançamento no mercado a partir de 2022.
2021
CBC contrata para realizar a homologação de seus produtos, a empresa T&A Brasil, um Organismo de Certificação de Produto (OCP) acreditado no Inmetro e designado pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército Brasileiro. No mesmo ano, a CBC firma contrato com laboratório independente Techss, para realização de ensaios técnicos de munições e armas portáteis. As medidas objetivam trazer agilidade aos processos de desenvolvimento e de lançamento de produtos da companhia no mercado brasileiro.
2021
Ampliação da CBC Brasil Distribuidora, localizada na Rodovia Anhanguera – SP. A reestruturação abrangeu a duplicação da estrutura física de armazenagem, novos equipamentos e processos, em busca da excelência no atendimento e melhoria contínua dos serviços CBC de distribuição.
2021
A CBC, em parceria com a Taurus, lança o Programa de Relacionamento com o Lojista (PRLO) com o objetivo de reconhecer e valorizar seus importantes parceiros comerciais, promovendo uma rede de distribuição qualificada, com foco na satisfação, conveniência e na experiência dos consumidores.
2021
São lançadas as séries especiais da PUMP Military 3.0 e Carabina PUMA em comemoração aos 95 anos da CBC, versões com exclusiva pintura e trabalho artesanal que remetem à bandeira nacional.
2021
CBC inaugura um novo escritório administrativo dentro da sede da empresa em Ribeirão Pires- SP, com modernos e amplos espaços de trabalho para os colaboradores, acompanhando a expansão da marca no mercado nacional e mundial.
2022
Com o objetivo de fomentar o esporte do tiro no Brasil, o treinamento de atletas e participações em competições oficiais nacionais e internacionais, por meio de incentivos diretos da indústria, a CBC em conjunto com as principais confederações brasileiras e entidades de tiro, lançam o programa de treinamento Pro Training Sport CBC.
2022
Neste ano, o programa MCM (Manufatura de Classe Mundial) da CBC torna-se e-MCM, agregando-se a este sistema de gestão novas tecnologias digitais, que objetivam a otimização da Qualidade, Manutenção e Produtividade da empresa.
2022
Com 140 armas longas no portfólio atual e mais de 30 lançamentos previstos para este ano, a CBC consolida sua posição como tradicional e importante fabricante de armas longas, oferendo uma extensa gama destes produtos ao mercado.
2022
A unidade de Montenegro – RS é ampliada e modernizada. A nova estrutura conta com equipado laboratório balístico com linhas de tiro e a expansão da fábrica de armas, com novos maquinários de produção e equipamentos de controle de qualidade desenvolvidos com tecnologia de ponta. O investimento visa atender à crescente demanda de armas longas e à estratégia CBC de intenso desenvolvimento e lançamentos destes produtos.
2022
A CBC inaugura novas linhas de produção em sua unidade industrial de Ribeirão Pires - SP. A nova estrutura aumenta a produção de munições para armas curtas nos calibres 9 mm, .380 Auto, .40 S&W e 10 mm. Com o novo empreendimento, a CBC reforça sua posição de líder mundial em munições, sendo atualmente uma das maiores fabricantes do mundo de calibres de armas curtas em geral. A CBC, que conta também em sua estrutura com a fábrica de iniciadores, de propelentes, engenharia de máquinas e de tecnologia e laboratórios de controle de qualidade e balística, consiste no maior complexo industrial integrado de fabricação de munições do mundo.
2023
A unidade da CBC em Montenegro/RS completa 25 anos. Inaugurada em 1998, a empresa consolida sua posição como uma das principais e mais tradicionais fabricantes de armas longas do mundo, com um completo portfólio na fabricação de espingardas, rifles e carabinas de pressão. Também produz cartuchos de caça e de competição.
2023
A CBC realiza a primeira edição do Campeonato Nacional .22LR, visando contribuir com o setor para a promoção do Esporte do Tiro e fortalecimento de diversos clubes e lojas pelo país. De caráter inclusivo a todos os níveis de atletas, tornou-se um dos maiores campeonatos do Brasil, com a adesão de mais de 500 clubes/lojas, e participação de 20 mil atletas.
2023
É lançado o CBC Connect, iniciativa que conecta consumidores, clubes e lojas do segmento, com duas frentes de atuação dentro do programa. A primeira, consiste em encontros regionais, promovendo debates e a troca de experiências em prol do segmento, passando por todas as capitais do país. A segunda, consiste em eventos realizados em parceria entre clubes e lojas, para promoção de produtos CBC em campeonatos de tiro, com condições exclusivas para os consumidores presentes.
2023
O Grupo CBC adquire a SinterFire, empresa estadunidense localizada em Kersey - Pensilvânia, que passa a fazer parte de CBC Global Ammunition. Fundada em 1998 e em constante inovação, a SinterFire produz os projéteis frangíveis mais utilizados no mundo, fabricados com uma composição exclusiva de cobre e estanho e um processo de tratamento térmico desenvolvido pela própria empresa. Os projéteis frangíveis desintegram-se em pequenas partículas após o impacto com superfícies rígidas, reduzindo, assim, a possibilidade de ricochete.
2023
A CBC conquista a certificação ISO 37001 – Sistema de Gestão Antissuborno, que confirma sua adesão a padrões mundiais para evitar a prática de subornos. Este é um marco significativo na trajetória da CBC que, agora, integra um grupo seleto de empresas certificadas no Brasil e pelo mundo. Ciente da exigência e expectativa do mercado e da sociedade, e suportada pelos seus rígidos controles, a CBC ampliou o escopo da certificação, indo além dos controles Antissuborno, abrangendo também o combate ao Tráfico de Armas e Munições. Esta importante certificação é uma validação do compromisso da empresa em construir e manter relações sólidas, transparentes e confiáveis, tanto internamente quanto com seus parceiros de negócios.